Variedades
Motivos pelos quais é aconselhável não comer enquanto dirige
Compartilhe:
Se você é um motorista com experiência ou se é uma pessoa pesquisando a venda de carros usados para adquirir o seu primeiro veículo, saiba que existem algumas coisas que um motorista jamais deve fazer. Entre essas coisas, comer enquanto dirige o carro.
Comer uma bala ou mascar chiclete, por exemplo, não influenciam o modo de dirigir ou a atenção que o motorista deve colocar no trânsito. Há ocasiões que podem provocar a necessidade de ter alguma coisa na boca para acalmar o estresse, como o trânsito pesado, um engarrafamento ou uma batida que provoca uma mudança de rota para chegar ao seu destino.
A verdade é que o ritmo de vida acelerado nas grandes cidades faz com que o tempo das pessoas se modifique e acabe sendo reduzido, obrigando que todo mundo se veja obrigado a otimizar os horários e compromissos. As pesquisas indicam que a venda de carros usados aumentou, pois as pessoas procuram um meio de transporte próprio justamente para otimizar o tempo.
Agora bem, comer no carro é, sem lugar a dúvidas, um grande perigo para a nossa saúde, por incrível que possa parecer. Motivo? Acontece que comer enquanto se está dirigindo tira a atenção da estrada, do caminho, e isso pode provocar qualquer tipo de acidente. Tirar por um segundo os olhos do trânsito a nossa frente é suficiente para sofrer uma batida, por exemplo.
Quais são os motivos para evitar comer no carro?
- Segurança
Um dos motivos mais importantes é justamente a segurança. Acontece que o fato de comer pode requerer tirar a atenção do caminho e esse instante, por mínimo que seja, pode acabar provocando um acidente que cause serias lesões tanto a você quanto aos outros ocupantes do veículo. Isso, se pensarmos em uma batida leve…
Fazendo uma equação matemática: se você estiver viajando a 60 km por hora, o seu carro percorre uma média de 18 metros por segundo. Morder um sanduíche, por exemplo, leva em média 3 segundos, o que quer dizer que, a cada mordida, você perder a atenção no caminho por uma distância suficiente como para bater diretamente no veículo a sua frente, ou virar o volante sem querer e passar para outra faixa, provocando uma batida que pode acabar sendo fatal para todos.
- Higiene
Você já se perguntou quantas vezes por semana você faz a limpeza interior do seu carro? Por mês? Vamos lá, com quanta frequência você faz uma limpeza no interior do seu veículo? Estamos falando de uma limpeza profunda, tanto nos bancos, quanto no chão, nos tapetes, interior das portas, janelas e teto. Com certeza você estará se respondendo: só quando levo o carro para lavar na oficina.
Isso quer dizer que diversas bactérias e vírus moram no interior do seu carro e estão prontos para invadir o seu corpo através da comida! Segundo uma pesquisa feia na Grã-Bretanha, no interior de um veículo moram por volta de 700 microrganismos por polegada quadrada. Imagine o quanto é isso, se dentro de um vaso sanitário há só 80. Portanto, você vai se surpreender: o volante do seu carro tem mais bactérias que o assento do vaso sanitário!
É por esse motivo muito importante que é necessário deixar de comer dentro do carro, porque comendo, você está se expondo a possíveis doenças que podem surgir por causa da presença desses microrganismos que habitam no interior do seu veículo.
- Evitar a sujeira no interior do carro
Este é outro motivo, que nada tem a ver com a sua saúde, mas sim com o seu bolso. Comer dentro do carro pode provocar manchas que são muito difíceis de tirar e que no futuro, se você quiser vender o carro, colaborarão para diminuir o valor da venda.
Ainda não existem produtos que possam tirar 100% manchas de suco de frutas, de molhos e de mel, por exemplo. Portanto, vale a pena pensa se você quer correr o risco de manchar alguma coisa no interior do seu veículo… até mesmo a sua roupa! Porque não é o mesmo comer sentado à mesa, do que no carro, onde tanto líquido quanto comedia pode cair na sua calça, camisa, short…